top of page
  • Foto do escritorRoseli

YOGA


Um brasileiro, José Hermógenes de Andrade Filho, foi um grande divulgador da prática yoga, um conceito, uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, mediante disciplinas tradicionais de quem a pratica. Yoga é relacionada ao budismo e ao hinduísmo, com práticas como exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também a mente.

O professor Hermógenes, com base nessas práticas, escreveu vários livros que têm como objetivo uma melhora do ser humano no que se refere ao nervosismo contemporâneo, assim como à chamada terceira idade. Nessas obras, além de detalhar cuidados com a alimentação, com a respiração, ele ensina as famosas posições yoga: os asanas, consideradas posturas para suprimir a atividade intelectual. De certa forma, proporcionam meditação e com isso o desapego ao que vem ao pensamento.

Yoga está associado à diminuição do stress, promove condicionamento físico, alivia dores corporais, melhora o sono, controla batimentos cardíacos, entre outros benefícios. Ajuda até no emagrecimento corporal.

O praticante de yoga precisa estar atento aos passos necessários para atingir resultados com a prática: segundo Patañjali, para conseguir a libertação, um iogue, sob a orientação de um mestre, passa por oito estágios: comportamento disciplinado (iama), autopurificação (niiama), posturas corporais (asana), controle da respiração (pranayama), controle dos sentidos (pratiahara), concentração da mente sobre um objeto. Assim, não se pode querer atingir o nirvana do dia para a noite, é preciso muito treino e paciência.

Namastê! A saudação que mostra uma bênção: o Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você. Live no Youtube do Instituto Legus –

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page