top of page

A sala dos professores



Um filme como A sala dos professores nos faz pensar no sistema educacional em que nos encontramos. Nunca foi muito fácil ser educador, falar sobre a educação.

Muitas preocupações ocupam nossa mente em relação à educação no Brasil. Espanta a alguns que pareça ser apenas uma questão nacional.

O filme alemão é de 2023 e estreou por aqui em 2024 nas plataformas e redes. Tem direção de Ilker Çatak. O foco está sobre uma professora que ministra matemática e esportes para uma turma de jovens.

Roubos começam a acontecer na escola e as suspeitas recaem sobre a mãe de um dos alunos. Ele é muito inteligente, a mãe trabalha na secretaria da escola. A professora deixa seu celular gravando na sala dos professores e alguém é gravado apanhando a carteira de dentro de um casaco. A imagem mostra a roupa do suspeito. Essa roupa coincide com a da mãe do estudante.

O que fazer? Fingir que nada aconteceu? A professora idealista leva a questão à diretora que reúne o conselho e a trama que se vê é desconcertante. Por quê? Outras questões se levantam. Havia suspeita sobre outro aluno porque ele levava sempre muito dinheiro à escola. Os pais são chamados e explicam o porquê darem somas grandes ao filho.

Em reunião pedagógica a questão toma proporções diferentes. O aluno acusado era árabe, o preconceito assoma. A mãe acusada sai da escola enquanto o processo acontece e o filho passa a afrontar a sala de aula contando com o apoio dos demais estudantes.

A questão ética surge acima de toda a narrativa em um conflito que causa suspense e apreensão ao espectador. Tudo mostra o estado em que acaba se encontrando a professora que acaba acusada de usar imagens não permitidas.  A questão que fica, evidentemente, é: a professora deveria ter deixado tudo para lá? Confira.

Veja a live no YouTube do Instituo Legus https://www.youtube.com/c/INSTITUTOLEGUS/videos

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page