• Roseli

A violência do bullying


Dois momentos cinematográficos apontam para a ainda questão difícil do bullying. A minisserie disponível pela Netflix, AlRawabi School for girls (2021), é dirigida por Tima Somali com a colaboração no roteiro de Shirin Kamal. Elas são da Jordânia assim como a escola e as meninas que aparecem na serie.

O impacto dessa serie torna-se relevante por apontar como vivem essas meninas, de qual sociedade participam e as relações que se estabelecem na escola entre elas, professores e a direção.

O que a torna muito semelhante a qualquer escola é o fato de se estabelecer entre as estudantes uma brutal violência, aquela que reconhecemos como bullying independente de termos uma escola só para meninas, caso da minissérie, ou de escolas mistas como no Brasil.

Uma das adolescentes, Mariam, torna-se o alvo predileto da estudante Layan que conta com o poder de seu pai perante a escola para sair livre de todas as atitudes que toma: bullying, fuga da escola para encontrar-se com o namorado, imposições para participar do futebol da escola, entre outras travessuras.

A questão do bullying, sabemos, é desastrosa na vida de crianças e adolescentes. Essa prática sistemática e repetitiva de assédio verbal ou físico - ou ambos- provoca impotência que pode levar jovens ao afastamento escolar, mas também a tragédias pessoais. Muitas vezes, esses jovens aterrorizados são levados a ações que os colocam em risco, colocam em risco aqueles a sua volta.

Não é surpresa o que essas agressões provocam em Mariam. Não é também surpresa o modo como ela reage, com mais violência, e os efeitos danosos dessa ação.

Em Dias Melhores – Shao nian de ni - (China, produção de Hong Kong, 2019, indicado como melhor filme internacional em 2021), o diretor Derek Tsang retrata a violência sofrida pela protagonista ao mesmo tempo que revela nuances aproximativas entre dois jovens de mundos tão diversos em uma China competitiva. Nesse sentido, a união da moça, ávida por passar no vestibular, e do rapaz membro de gangue, mostra que ao lado das humilhações o afeto aparece como um anjo da guarda.

Em que pese um final ameno, vemos a tragédia desencadeada por conta das humilhações sofridas por Nian. Vinganças intencionais ou não acabam sendo o resultado das violências. O filme está disponível no Telecine.

Não percam!

link para a palestra https://zoom.us/rec/share/nrYoTum2fJif4PH_fZc__IjPat0ioMt5tQ_RDkVz-jTpspW8DGDUJ1937bNNmIRx.OfNt-pqDucTQ5rDg

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo