top of page
  • Foto do escritorRoseli

ACM YACM


A Associação Cristã de Moços (ACM) surgiu em 06 de junho de 1844, em Londres, por iniciativa do então jovem George Williams, no período da Revolução Industrial. Oficializada a Base de Paris: declaração de missão e visão da ACM, assinada na Conferência das ACM em Paris, no dia 22 de agosto.

De lá para cá, há bases da ACM em praticamente o mundo todo. São 177 unidades espalhadas pelo globo. A Federação Brasileira das Associações Cristãs de Moços é o organismo que agrupa, congrega e une as ACM que estão no BrasilSão unidades em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.

Em que difere ACM e YMCA? Em 1853, Bowen ajudou a fundar a primeira Young Men's Christian Association (YMCA) para homens africanos nos Estados Unidos, em Washington D.C. A organização oferecia atividades desportivas, cursos de educação e formação profissional, além de programas religiosos e culturais. ACM é uma tradução ao português para YMCA.

Apesar de o nome ‘cristã’ aparecer, a ACM não é uma religião, nem prega para religiões, mas segue ensinamentos de Cristo no sentido de que todos sejam um, ou seja, fazer aos outros aquilo que se quer para si mesmo. Também não se pode apenas considerar a ACM como uma academia de ginastas, embora o seja, porque os valores éticos devem estar sempre entre os acemistas para que o corpo e a mente sejam ambos trabalhados. Para isso, as unidades constituem comissões entre crianças e jovens para que sejam exemplos de conduta aos demais, o que não significa que aqueles que precisam de ajuda sejam descartados. Ao contrário, uma das virtudes das ACM é a inclusão e o apreço pelo ser humano. Live no Youtube do Instituto Legus – https://www.youtube.com/c/INSTITUTOLEGUS/videos

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page