A 27ª. edição da Bienal do Livro aconteceu em setembro de 2024 no Anhembi em São Paulo. Curioso lembrar que Anhembi vem de Anyemby – rio dos Anhambus (nome de ave abundante na região) ou como conhecemos, o rio Tietê, nome dado pelos bandeirantes. Coisas de cidades grandes.
Justamente foi interessante uma das palestras ocorridas em 9 de setembro de 2024 proferida por Edson Kayapó que deu ênfase às questões ambientais como grandes queimadas que têm ocorrido no país. Como adiar o fim do mundo, tema que está presente na obra de Ailton Krenak.
Grandiosa, a Bienal trouxe 227 expositores. No primeiro domingo da abertura estiveram presentes a média de mais de 700 mil pessoas. Um número formado em maioria por jovens em busca de seus livros e autores preferidos.
Entre grandes editoras, como a Companhia das Letras, houve marcante presença de editoras como a Patuá que tem dado ao país uma enorme safra de novos autores e ganhadores de vários prêmios.
Também estiveram por lá as editoras menores, chamadas comerciais, como a Scortecci, que ajudam iniciantes, mas também autores maduros, na área da publicação.
Sempre um grande e lindo evento.
Confiram em https://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br.html
Live no Youtube do Instituto Legus https://www.youtube.com/@INSTITUTOLEGUS/videos
Comments