top of page
  • Foto do escritorRoseli

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DIA DO COMBATE AO RACISMO


Falar do negro na sociedade brasileira remete ao entendimento sobre as questões da racialidade, da etnia, em função da biologia e da cultura, ou seja, trata-se de desconhecer o papel da antropologia quando aponta que é exatamente pela cultura que discussões aparecem. Em outras palavras, nada na biologia aponta para as diferenças que segregam o negro.

Em Racismo Estrutural, Sílvio Almeida comenta que o racismo não é algo que poucas pessoas ou instituições optaram por praticar, mas uma característica dos sistemas sociais, econômicos e políticos em que todos nós existimos.

A própria estrutura da língua portuguesa desconsidera culturalmente os ensinamentos da antropóloga Lélia Gonzalez em suas considerações sobre o ‘pretuguês’ naquilo que a autora considerou como um lugar em que se insere o Brasil: a ‘Améfrica Ladina’.

Entre colorismo, branqueamento, transição capilar, acompanhamos desdobramentos desse racismo estrutural que ora se esconde, ora se coloca criticamente como a pensar sobre o nosso ‘lugar de fala’ para combater essa estrutura com atitudes não apenas de não sermos racistas, mas de empreendermos a fala do antirracismo como nos diz Djamila Ribeiro.

É um momento de pensarmos na existência de quilombolas e na manutenção das cotas raciais que passarão por validações. É passada a hora de pensarmos na dor e sofrimento causados pelo racismo como já apontava o psiquiatra Fanon décadas atrás no século XX.

É necessário reiterar que a cultura brasileira não é branca. E, por isso, caminhamos com Lélia Gonzalez e dizemos com ela: ‘o lixo vai falar’.

O Dia Nacional da Consciência Negra acontece em 20 de novembro, no Brasil. Criado em 2003 e incluído no calendário escolar, foi oficialmente instituído nacionalmente pela lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011. A data aponta para a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, em 1965. Também em novembro, no dia 18, há o dia do combate nacional ao racismo. Espero vocês!!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page