top of page
  • Foto do escritorRoseli

ENVELHESCÊNCIA - ENVELHECER – “100 dias com Tata”


A envelhescência é um termo criado pelo sociólogo Manoel Berlinck, compreende dos 45 aos 65 anos de idade, uma espécie de geração sanduíche entre a idade adulta e a velhice, ao período da adolescência que ocorre entre as fases da infância e da adulta.

Se considerarmos que o corpo começa a envelhecer aos 20 anos, é fácil compreender o que acontece quando chegamos aos 45, aos 65 anos de idade. Ainda que se consiga um máximo de saúde mental e física, as mudanças são evidentes. Mais complexa, no entanto, é a chegada aos 90, 95, 100 anos de idade. O que acontece?

O estatuto do idoso aponta os 60 anos como o ponto para assegurar a essa faixa etária alguns direitos como transporte gratuito, atendimento preferencial na saúde e na vida pública. Essa fase dos 60 está na passagem do ser adulto para a velhice. Passagem difícil que implica principalmente a negação. No entanto, com o tempo, o declínio corporal em média é visível, mais ainda o das mulheres por conta da menopausa. Certo que há medicamentos, terapias, reposições e tantas mais coisas para amenizar esse período.

Mas se você consegue passar da envelhescência, chegar à velhice não será algo tão tranquilo. Mobilidade, senilidade, queda no organismo nos fazem precisar de cuidadores. E, ao menos em nosso país, será difícil conseguir apoio público, convênios que possibilitem dispor de pessoas ou instituições que cuidem dos idosos. No contemporâneo, as famílias estão sobrecarregadas e quando seus entes queridos atingem essa ‘maioridade’, são muitas as questões a serem discutidas.

Um pouco do que isso significa se pode ver no filme documentário de 2021. “100 dias com Tata”, do diretor Miguel Ángel Muñoz, que documenta os mais de 100 dias em que morou com Tata, sua tia-bisavó de 95 anos, por conta da pandemia da Covid-19. A idosa se transformou em uma verdadeira celebridade do Instagram. O documentário “100 dias com Tata” que, na Espanha, chegou a centenas de salas de cinema, acompanha os mais de 100 dias em que Miguel , um artista espanhol, recolheu-se com Tata. O filme está disponível na Netflix. Vale conferir.

Acompanhe a palestra pelo canal do youtube do Legus Instituto.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page