top of page
  • Foto do escritorRoseli

MATERNIDADE: A (IM) PERFEIÇÃO


A maternidade está na ordem dos discursos do século 21. Não que não houvesse discussão antes a respeito, mas considerar sublime fato de ser mãe, pensar que todas as mulheres querem ou obrigam-se a ser mãe, exige vários olhares em função da mudança de estrutura familiar de nossos tempos. O fato é que há mulheres buscando a maternidade sem a companhia de um companheiro ou de um pai que a acompanhe nesse processo. Por outro lado, o núcleo familiar vai muito além da maternidade feminina e de um par ‘marido-mulher’. Os casais vêm de diferentes gêneros e mesmo essas diferenças não implicam necessariamente que eles queiram a maternidade, que queiram uma criança, deles ou adotada.

Sobremaneira, o cinema recente abordou a temática em dois brilhantes filmes: A filha perdida (2021), de Maggie Gyllenhaal, e Madres Paralelas (2021), de Pedro Almodóvar.

A filha perdida está baseado no romance homônimo de Elena Ferrante, pseudônimo de uma romancista italiana cuja verdadeira identidade é desconhecida do público. No filme, a protagonista está em férias quando vê chegar uma família barulhenta e imensa o que contrasta com suas intransigências na busca da solidão e paz para seus estudos em Literatura Comparada. O clima esquenta com o desaparecimento de uma menina da família. Logo encontrada, a narrativa se volta para outro desaparecimento, a boneca da menina. Uma serie de sentimentos começam a aparecer relacionando a maternidade da mãe da menina à infelicidade maternal da professora.

Madres Paralelas volta-se à questão da maternidade desejada e indesejada que assola duas personagens, uma mulher por volta de 40 anos ainda sem filhos, e desejante de tê-los, e uma adolescente em meio a descobertas ainda de sua vida. Ambas ficaram grávidas por acaso. O resultado é uma leitura do momento contemporâneo em meio a DNA e buscas tanto da origem dessas crianças quanto dos corpos de desaparecidos na ditadura espanhola.

Link para o trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=50cJUKw9RU8


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page