top of page
Foto do escritorRoseli

O maníaco do parque


Nos anos 1990, a cidade de São Paulo conheceu um criminoso atroz, Francisco de Assis Pereira, logo visto pela alcunha de o maníaco do parque. Há documentário sobre esse Francisco que pode ser visto em canais no YouTube.

Aqui apontamos o filme de 2024, disponível pelo Prime Vídeo. Na obra, dirigida por Maurício Eça, o Maníaco do Parque vai contar a história do motoboy, Francisco, o serial killer brasileiro que foi acusado de atacar 21 mulheres, assassinando dez delas e escondendo seus corpos no Parque do Estado em São Paulo.

O que impressiona no caso, e o filme trabalha isso muito bem por meio do ator Silvero Pereira que interpreta Francisco, é a acanhada vida desse motoboy. Extremamente disciplinado, ele logo ganha a simpatia do seu empregador e a inveja dos demais trabalhadores. Há nele um ar de moço simples que tão somente exerce uma profissão comum, além de ser um bom patinador. Por esse traço de exposição é que o motoboy pode ser encontrado e preso.

Seu julgamento exerceu grande fascínio na mídia e seus defensores tentaram a classificação de transtorno mental para inocentá-lo, mas a acusação não aceitou essa colocação.

Eis a questão que fica: como alguém tão comum seria capaz de crimes violentos de estupro e morte de várias jovens, de encobrimento dos cadáveres? No livro sobre Francisco escrito pelo jornalista Ulisses Campbell o autor revelou que em pesquisas descobriu que o maníaco era homossexual e que gostaria de ser mulher; isso explicaria o perfil das mulheres vítimas. Campbell reuniu detalhes dos laudos do chamado Teste de Rorschach a que Assis foi submetido na prisão. Esse teste é comumente aplicado em condenados desse perfil e serve para investigar aspectos de personalidade como falsidade, inveja, ódio, agressividade, impulsividade, insensibilidade, imaturidade afetiva, frustração, traumas, fantasias, fetiches e desejos sexuais. Em muitos casos, os resultados embasam decisões de juízes sobre solturas ou não desses criminosos. O criminoso deve ser solto em 2028. Continuará com os crimes?

Acompanhe a live no Youtube do Instituto Legus - https://www.youtube.com/c/INSTITUTOLEGUS/videos

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page