top of page
  • Foto do escritorRoseli

O sabor da vida


Disponível pela Amazon Prime, O sabor da vida tem direção de Tran Anh Hung, é um filme de 2023. Partindo de uma relação entre uma cozinheira e seu patrão, os pratos preparados impressionam chefs. Assim, parece uma narrativa comum. Não é. Primeiro pelo par de atores que a interpreta: Juliete Binoche e Benoít Magimel. Brilhantes, eles se apresentam pela culinária e cumplicidade de olhares e gestos. O sabor da vida é esse enlace entre o que preparam e o como se relacionam. O título em francês expõe exatamente essa relação, the pot-au-feu, ou em tradução livre, posso me divertir ou algo como eu adoro carne, adoro assado, adoro peixe, que dá a metáfora do cotidiano desses personagens em meio à cozinha deliciosa.

O filme tem como base a obra La vie et la passion, Dodin Bouffant, gourmet, de Marcel Rouff, publicado em 1920. A película está ambientada nos anos 1885. O movimento da cozinha leva à cumplicidade. E dela a um pedido – negado – de casamento que Dodin faz a Eugenie. Partindo da negação, Dodin passa a cozinhar para ela. Um gesto de amor e um presente culinário.

Tudo nesse filme revela-se em aromas e sentidos aguçados, inclusive o auditivo. La passion de Dodin Bouffant é mágica de sabores, olhares, percepções.

 

Confira a Live no Youtube do Instituto Legus https://www.youtube.com/c/INSTITUTOLEGUS/videos

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page