top of page
  • Foto do escritorRoseli

Psicanálise e Psicologia


A primeira questão que se coloca é a diferença entre ser psicólogo e ser psicanalista. Nem sempre um psicólogo é um psicanalista; assim como um psicanalista pode não ser um psicólogo.

É bom saber as nuances de cada área principalmente quando precisamos desses profissionais.

O que é um psicólogo?

É um profissional que se dedica ao estudo e tratamento dos processos mentais e comportamentais humanos. O trabalho de um psicólogo pode ser dividido em diversas áreas como a psicologia clínica, a psicologia educacional, a psicologia social, a psicologia do trabalho, a pesquisa científica, entre outras.

Independentemente da área de atuação, o trabalho de um psicólogo envolve uma série de atividades como a realização de entrevistas e testes, a análise de comportamentos e emoções, a elaboração de planos e a orientação e aconselhamento aos pacientes. Um psicólogo faz a universidade na área, a psicologia. Recebe diploma de psicólogo.

E o que é um psicanalista?

O psicanalista também trabalha com o tratamento de questões emocionais e psíquicas do sujeito, mas quase sempre tem como base as teorias de Freud acerca do inconsciente. Um psicanalista também pode ter formação em universidade de psicologia, mas essa não é a condição básica para exercer a profissão de psicanalista; muitos têm formação médica ou em psicologia e a formação específica em Psicanálise. Não há diploma de psicanalista. Acompanhe a Live no YouTube do Instituto Legus.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page