A primeira questão que se coloca é a diferença entre ser psicólogo e ser psicanalista. Nem sempre um psicólogo é um psicanalista; assim como um psicanalista pode não ser um psicólogo.
É bom saber as nuances de cada área principalmente quando precisamos desses profissionais.
O que é um psicólogo?
É um profissional que se dedica ao estudo e tratamento dos processos mentais e comportamentais humanos. O trabalho de um psicólogo pode ser dividido em diversas áreas como a psicologia clínica, a psicologia educacional, a psicologia social, a psicologia do trabalho, a pesquisa científica, entre outras.
Independentemente da área de atuação, o trabalho de um psicólogo envolve uma série de atividades como a realização de entrevistas e testes, a análise de comportamentos e emoções, a elaboração de planos e a orientação e aconselhamento aos pacientes. Um psicólogo faz a universidade na área, a psicologia. Recebe diploma de psicólogo.
E o que é um psicanalista?
O psicanalista também trabalha com o tratamento de questões emocionais e psíquicas do sujeito, mas quase sempre tem como base as teorias de Freud acerca do inconsciente. Um psicanalista também pode ter formação em universidade de psicologia, mas essa não é a condição básica para exercer a profissão de psicanalista; muitos têm formação médica ou em psicologia e a formação específica em Psicanálise. Não há diploma de psicanalista. Acompanhe a Live no YouTube do Instituto Legus.
Comentários