top of page
  • Foto do escritorRoseli

Psicanálise e Psiquiatria


O psicanalista trabalha com o tratamento de questões emocionais e psíquicas do sujeito, mas quase sempre tem como base as teorias de Freud acerca do inconsciente. Um psicanalista também pode ter formação em universidade de psicologia, mas essa não é a condição básica para exercer a profissão de psicanalista; muitos têm formação médica ou em psicologia e a formação específica em Psicanálise.

Exatamente a formação médica pode proporcionar a ênfase em psiquiatria. Assim o psiquiatra é um médico. Psicólogos e psicanalistas nem sempre são médicos. Nesse quesito, é bom lembrar que receitar remédios é algo que um médico pode fazer, um psiquiatra. E um psiquiatra, se fizer formação em psicanálise, poderá ser também um psicanalista. Ou se além da área médica ele se formar em psicologia também poderá ser um psicólogo. Um psiquiatra tem diploma de médico.

O que é a formação em Psicanálise?

No mínimo, envolve três etapas: a primeira e mais importante é submeter-se a uma análise e levá-la até o fim (o que pode levar muitos anos); a segunda é estudar sistematicamente a teoria psicanalítica, começando pelas obras dos grandes autores: Freud, Ferenczi, Klein, Winnicott, Lacan... A terceira é submeter-se a uma supervisão por parte de um analista mais experiente, sobretudo nos primeiros anos de prática clínica. É possível fazer essas 3 coisas independentemente ou no interior de uma instituição. Um psicanalista não tem diploma. Como saber se pode ser psicanalista? A ética, uma decisão ética depois de ter passado pelas etapas mencionadas. Acompanhe a Live no YouTube do Instituto Legus.

0 visualização0 comentário
bottom of page