top of page
  • Foto do escritorRoseli

Tudo pede salvação


Tutto chiede salvezza, de 2021, estreou na Netflix em 2022, é dirigida por Francesco Bruni, da Itália. A série é baseada no livro Tutto chiede salvezza, escrito por Daniele Mencarelli e publicado em 2020.

Por uma semana, Daniele fica internado em uma clínica para pacientes que apresentam algum tipo de comportamento considerado inadequado. Exatamente, depois de um surto causado pelo uso excessivo de drogas, o jovem agride o pai e acaba recluso. O prazo de reclusão é de uma semana. A princípio, trata-se de uma tortura em que o paciente mal consegue dormir por insônia e por conta dos exagerados gritos dos companheiros de quarto: um já homem maduro, um assumido homossexual, um jovem em estado catatônico e outros dois com explosões diárias.

Passados os dias, no entanto, Daniele começa a prestar atenção a si e aos demais com ele na mesma situação. Mário, o homem maduro fica a observar pela janela um passarinho que só ele vê. O jovem catatônico recebe visitas diárias do pai que a todos conta sobre o fato de o filho ter sido levado a fazer uma parede e, de repente, ter paralisado. Dia e noite ele fica deitado com os olhos abertos a dizer zero palavras. Gianluca lá está tão somente por sua opção sexual não aceita pelo pai, um general do exército. Giorgio, o psicótico que, apesar de amedrontar, transforma-se em meigo jovem que apenas está sem família e busca incessantemente a mãe morta. Madonitta, que grita pela Virgem, mas que se acalma com um cigarro. Ao lado de todos, a chegada à ala feminina de Nina, uma famosa atriz- marionete – faz com que Daniele comece a ver o mundo de outra forma.

Em meio a tudo, dois psiquiatras que se desdobram para atender a seus pacientes e três enfermeiros a ter que cuidar de tudo. Esse é o reflexo de um lugar que carece de recursos materiais e humanos para conseguir melhor atendimento. De qualquer forma, uma semana é o tempo deles na clínica. O tempo para que reflitam e possam voltar às suas casas e recomeçar.

É possível? Para Daniele, a arte da poesia parece ser uma saída.

Confira a live no youtube do Instituto Legus

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page