Livros
Você tem medo da Inteligência Artificial? Teme que robôs ocupem funções específicas de humanos? Preocupa-se em se sentir dominado por máquinas? Gosta de ficção científica e crê que estamos sendo observados por máquinas?
Nesta obra, você encontrará tudo que precisa saber sobre Inteligência Artificial para desmistificar o tema e encontrar vários usos do cotidiano que mostram como os algoritmos funcionam. E se você usa redes sociais, aplicativos em dispositivos móveis, buscadores e programas que facilitam a sua vida, então, você usa a Inteligência Artificial a seu favor. Se há contrariedades, elas são o objeto de pesquisa jurídica e ética para acertos. Fake news incomodam? Saiba como pesquisar e evitar disseminar ideias falsas que prejudicam e provocam cancelamentos e vieses preconceituosos. Todas essas questões estão presentes nesta obra para ajudar você a entender o que é IA. A busca de definir e apontar as origens da IA e de como ela se encontra desenvolvida no contemporâneo ajudará você a se situar e saber com que bicho está lidando, porque, afinal, Inteligência Artificial não deve ser um bicho de sete cabeças. Em 11/2022
Entrevista com Cida e Sérgio Simka - 05/12/2022
É na possibilidade que esse livro acontece. No campo do possível, entramos na ficção científica acadêmica, na Inteligência Artificial, para podermos prenunciar uma outra inteligência, a Inteligência Libidinal. Nos filmes analisados - Metrópolis, Blade Runner, IA, 2001, Her, O homem bicentenário, Matrix - , essa energia surge pulsionalmente com a busca na qual jorra o inconsciente. Assim, a IL bem poderia ser chamada de inteligência psicanalítica freudiana - lacaniana. Dar vazão e voz ao inconsciente e dar a ele a justa medida do que é interrelação, interligação, ser inteligente.
Adilson Oliveira comenta no Instagram o livro "Existe inteligência libidinal?"
RESENHA "Existe inteligência libidinal? por Oscar Cesarotto - Leitura Flutuante
A obra Educação em tempos pandêmicos: contextos, avanços e desafios, como o próprio título indica, reúne textos que tratam dos contextos, avanços e desafios desencadeados na educação brasileira e mundial em virtude da pandemia de covid-19, a qual acarretou uma reestruturação no processo de ensino de vários países. Organizado em sete capítulos, o livro discute quais aspectos da educação brasileira foram afetados pela pandemia, bem como apresenta as principais contribuições que o contexto pandêmico promoveu à esfera pedagógica do sistema de ensino, além de trazer críticas e sugestões sobre as práticas pedagógicas empregadas nas escolas e universidades brasileiras. (UOL Livros)
Extras
Entrega do Livro para o Ministro do Supremo pelo autor Laurentino Lucio Filho do artigo O sistema educacional Brasileiro e a pandemia - vídeo
Live Instagram Editora Paco - 22/09/2022
Literatura brasileira do átomo ao bit. Foi uma soma de segundo doutorado com pós doutorado, orientado por Winfried Noth, e o livro saiu em 2017 pela Editora Scortecci. As pesquisas resultaram em apontar algumas obras da literatura brasileira desde a colonização até o século XXI que trabalharam a linguagem de experimentação inclusive com o uso de inteligência artificial.
Cinema e Psicanálise. O cinema de Almodóvar sob um olhar lacaniamente perverso, um doutorado orientado também por Samira Chalhub, foi publicado pela Editora Scortecci, anos depois de ter sido escrito (2009 na 1ª. edição) e outra edição modificada e ampliada foi publicada em 2012 também pela Scortecci.Aqui o olhar continua psicanalítico trabalhando as perversões no cinema do diretor espanhol.
A menina de Lacan: um conto Rosa trouxe o olhar da literatura brasileira vindo de um curso de especialização sobre Guimarães Rosa. No mestrado, com a orientação de Samira Chalhub, apontei a relação profícua entre literatura e a psicanálise lacaniana.
Logo depois da dissertação entregue, publiquei uma primeira edição pela Hacker-Cespuc (1996); em seguida, a edição estava esgotada, publiquei a 2ª. edição pela Editora Scortecci (2006).