Keyboard and Mouse

Blogue da Roseli

Buscar
  • Roseli

O conto ‘Sinistras badaladas’ na antologia 'Histórias da meia-noite- contos sobrenaturais e de mistério' - da Editora Todas as Musas, de São Paulo, tem autoria de Roseli Gimenes. A obra foi organizada por Fernanda Verdasca Botton e Flavio Botton que também participaram da antologia. A inspiração para o livro é O corvo, de Edgar Allan Poe, traduzido no Brasil por Machado de Assis. Trata-se de um poema narrativo de Poe que foi publicado pela primeira vez em janeiro de 1845. O conto de Roseli também faz homenagem ao escritor como se vê logo no primeiro parágrafo: "(…) Sabe-se lá, um corvo - Poe poderia querer amedrontá-la pelos umbrais de sua casa”. (p. 91). A obra está disponível na editora: www.todasasmusas.com.br.

0 visualização0 comentário
  • Roseli

Lourenço Mutarelli ficou conhecido do grande público quando sua obra O cheiro do ralo virou filme estrelado por Selton Melo em 2006. O autor também está nesse filme. O livro dos mortos foi publicado em 2022 pela Companhia das Letras e mostra pelo título a designação dada a uma coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias do Antigo Egito, escritos em rolos de papiro. Versões mais sofisticadas eram compostas de ricos ornamentos tipográficos, conhecidos como vinhetas, e colocados nos túmulos junto das múmias. A imagem da capa da obra é de Mutarelli também.

Como em outros de seus livros, trata-se de uma leitura complexa da narrativa. Como diz o próprio autor é um perder-se em emaranhados que, ao final, fazem sentido.

O subtítulo dá a pista sobre a obra: Uma autobiografia hipnagógica. O que seria isso? Experiências perceptivas, associadas a fenômenos visuais, táteis e auditivos que acontecem na transição entre a vigília e o sono, ou seja, ao adormecer. Essas experiências acontecem em uma obra densa e longa, são 497 páginas em que o leitor precisa estar atento e, seguindo proposta do autor, ler as notas. Elas são fundamentais.

0 visualização0 comentário
  • Roseli

A proclamação da república aconteceu em 15 de novembro de 1889 e resultou na derrubada da monarquia e na instauração da república no Brasil. Esse acontecimento foi resultado de um longo enfraquecimento que a monarquia enfrentou no Brasil a partir da década de 1870. Um dos grupos mais insatisfeitos foi o dos militares.

Mas o que é uma república? República é uma forma de governo por meio do qual os representantes políticos são eleitos de modo democrático por meio do voto direto ou indireto para exercerem seus mandatos temporariamente. Isso significa que há uma eleição a fim de que se escolha o governante que, por sua vez, não permanecerá por tempo indeterminado no poder.

O termo “república” deriva do latim res publica e significa, literalmente, “coisa pública”, aquilo que diz respeito ao interesse público de todos os cidadãos. Se você é cidadão, saiba que a república é sua também.

0 visualização0 comentário