A consulta
- Roseli
- há 1 dia
- 1 min de leitura

A obra é uma publicação da editora Fósforo, de 2020, da autora Katharina Volckmer. A consulta é o primeiro romance da escritora. A ideia de quase monólogo aponta para um diálogo sem respostas entre uma paciente e um médico. O que se percebe ao longo da narrativa é que a paciente está fazendo um procedimento cirúrgico de mudança de gênero. A mulher passará a ter um pênis. Não um qualquer, mas aquele pênis judeu. Essa colocação está implícita no subtítulo da obra.
A partir daí a narrativa passa a um outro patamar, não se trata apenas de haver um monólogo silencioso com o médico, porque ele não responde, mas um diálogo silencioso entre paciente – uma alemã- e um médico- judeu. A natureza dessa conversa converge para questões éticas dessa relação. A mulher aponta que os alemães nunca se desculparam pelo holocausto e, nesse sentido, a mudança de gênero seria uma expiação dessa culpa.
Embora não se possa dizer se há relevância ou não, a capa da obra é vermelha. Ao centro, um ser – parece masculino- tenta segurar um pepino que, metaforicamente nos faz pensar em um grande problema. Ou apenas que pensemos na busca da personagem por um pênis judeu, um pepino de qualquer forma, no sentido de que tenhamos que resolver essa questão, basicamente a das relações entre alemães e judeus. Evidente, o pepino é uma interpretação. Difícil de digerir, essa é a ideia da narrativa em relação à problemática alemã - e judaica.
Live no YouTube do Instituto Legus - https://www.youtube.com/c/INSTITUTOLEGUS/videos
コメント