Analisar uma obra literária pode partir de várias possibilidades e teorias. Neste trabalho, partimos da obra de Lucia Santaella, de acordo com as classificações da teoria de Charles Sanders Peirce (SANTAELLA, 2001, p. 261). Santaella em sua obra aponta as matrizes da linguagem e do pensamento e, no caso, apoiamo-nos na vertente de linguagem que especifica o verbal.
Existe a necessidade absoluta de se sentir desejado e neste círculo do desejo é muito raro que dois desejos se encontrem e se correspondam o que é uma das grandes tragédias do ser humano. (ALMODÓVAR apud GIMENES, 2009, p 28)
O enlace se dá com a literatura de ficção de Philip K. Dick com Do androids dream of eletric sheep e de Brian Aldiss com Supertoys last all summer long and other stoies. Para estudo, a psicanálise de Freud com A interpretação dos sonhos e de Lacan com estudos acerca do desejo. Para análise, a literatura de ficção científica de Carl Freedman em Critical theory and science fiction. Apontamos para os sintomas da cultura contemporânea divisados em Lucia Santaella, O corpo como sintoma da cultura, e Yuval Harari com Sapiene Homo deusque investigam também o desejo humano para a deificação, a felicidade e a imortalidade.
Chistian Dunker (2019) entitula Retorno a Lacan a resenha que fez sobre Desler Lacan, de Ricardo Goldenberg (2019). Esse retorno já responderia à questão título aqui apontada. Ler Desler aponta para muitas das questões que psicanalistas enfrentam com as traduções da fala de Lacan feitas a partir do texto base de Jacques-Alain Miller.
Para além desse ponto, ler a obra de Goldenberg atravessa esse conteudístico para chegar à beleza poética da construção assim como nos mostra Roland Barthes (1987) citado muitas vezes pelo autor. Em que e como isso acontece?
O tango apresenta-se para análise tomando como referências o trabalho de O tango malandro (2003), de Oscar Àngel Cesarotto, e o filme Tango livre (2012), de Frederic Fonteyne. A discussão para além das historicidades do tango avança para pensar questões da função paterna atribuída a ele na concepção de Cesarotto e da dança libertária e erotizada como busca de expressão que destrói amarras na acepção de Fonteyne
O presente artigo tem como objetivo demonstrar que as postagens em redes digitais contribuem para ampliar a discussão sobre a ideal do corpo feminino. As postagens escolhidas foram sobre pole dance da escritora Clara Averbuck no instagram, uma rede imagética em que se pode observar a intensa exposição de corpos ideais a serem seguidos. Para esse fim escolheu-se o estudo de caso, metodologia qualitativa que permite a partir de um caso demonstrar os elementos singulares que contribuem para a compreensão/explicação de um fenômeno, nesse caso, o ideal de um corpo feminino a ser seguido.
O MITO DE ÉDIPO: os impasses nos contos de fada (2022)
Os contos de fada provocam leituras que nos remetem a muitos aspectos mitológicos. Este artigo tem como objetivo a leitura do mito de Édipo em relação aos contos de fada na acepção de Bruno Bettelheim (1988) e de Junito de Souza Brandão (1989). A análise que implica nos impasses do mito nos contos de fada segue concepções do imaginário como proposto pelo registro de Jacques Lacan em o Estádio do Espelho (1995).
- CHAT GPT, fala sobre meu sonho? (2023)
- Hmmfalemais ...
O artigo pretende fazer uma relação reflexiva entre o ChatGpt e a tirinha Hmmfalemais, considerando questões relevantes para a semiótica psicanalítica em relação à linguagem de ambos e ao conteúdo psíquico que apresentam, assim como a questão dos vieses e preconceitos. No primeiro caso, verificar até que ponto a inteligência artificial poderia responder a questões oníricas; no segundo caso, observar a questão do humor em relação a posições de analista e analisando.