O ESQUEMA FENÍCIO – Relação filial
- Roseli

- há 5 dias
- 1 min de leitura

O filme tem direção de Wes Anderson e teve lançamento no Brasil em 2025.
Nesse filme, o ator Benício Del Toro está magnífico na interpretação de um magnata bilionário que, após atentados, tenta preparar sua filha – uma noviça - (Mia Threapleton) para herdar seu império em um complexo plano que envolve viagens pelo mundo para firmar negócios e enfrentar inimigos.
O título remete, de modo fictício, aos fenícios (ou cananeus/sidônios) que eram um povo semita vizinho e parceiro comercial de Israel, mestres da navegação e do comércio mediterrâneo.
O esquema Fenício refere-se principalmente à exploração de temas como ganância, família, moralidade e a busca por significado por meio da história desse magnata que transfere sua fortuna para a filha, enfrentando espionagem e atentados.
O termo também remete à civilização fenícia em si, conhecida por seu comércio marítimo; mas, no contexto atual, o termo está ligado à estética e narrativa peculiar do diretor com seu estilo visual marcante e um elenco estrelado, usando o esquema para descrever a trama complexa e cheia de reviravoltas.
Um filme de paisagens maravilhosas e a presença eletrizante de Benício Del Toro. Sem trocadilho, o nome Benício também faz pensar em Fenício. Live no Youtube do Instituto Legus https://www.youtube.com/c/INSTITUTOLEGUS




Comentários