top of page

A estética do sul, do artista plástico Ludecke

  • Foto do escritor: Roseli
    Roseli
  • há 3 dias
  • 1 min de leitura
ree

Durante o mês de junho de 2025, o artista plástico Gustavo Ludeke fez seu primeiro vernissage solo, A estética do sul, no espaço da Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, em São Paulo.

Ludeke é natural de Cruz Alta- Rs, mas vive no município de Santana de Parnaíba-Sp. Dono de uma cultura excepcional, fez uma série de gravuras em branco e preto, algumas coloridas, retratando em palavras do autor ‘a infância do ponto de vista de uma criança’. O resultado são cenas em que a vida gaúcha é retratada com rápidos traços que lembram, muitas vezes, obras da vanguarda da década de 20 como o surrealismo ou o cubismo. É possível ao observador ver imagens que fogem à figuratividade, mas que denotam traços de cavalos, de cuias, de fogões antigos, cenas entrelaçadas pela dança e pela evocação de um período da infância com os pais e com a comunidade da região sul do país. Em muitos momentos, percebemos cenas quixotescas que lembram as gravuras de Gustave Doré ou de Os retirantes do pintor Di Cavalcanti. Faz sentido se pensarmos que as gravuras de Ludeke saem em busca de um tempo perdido na memória, no sonho de um tempo passado, da passagem desse tempo para o contemporâneo do artista.

O espaço da exposição deu destaque a várias obras que estavam apresentadas em blocos gigantes em branco e preto valorizando, principalmente, a maioria das gravuras em preto e de fundo branco. Aguardaremos nova exposição.

É possível conferir algumas obras na página do artista no facebook: https://www.facebook.com/gustavo.sampaioludecke

Confira a Live no YouTube do Instituto Legus

 
 
 

Comments


bottom of page