top of page
  • Foto do escritorRoseli

CARNAVAL


A história do Carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. Nela, as pessoas saíam às ruas sujando umas às outras jogando lama, urina etc.

Carnaval tem como mote a ideia de subversão da ordem na qual as coisas deixam de ser como são para, temporariamente, assumirem seu inverso. Trata-se de um período no qual as pessoas entregam-se às festas e aos prazeres carnais para, em seguida, iniciarem a Quaresma.

Carnaval e Psicanálise:

Segundo Fabiana Taques, ’ainda no clima de brincadeira com as instâncias psíquicas, vou chamar o Superego que, embora tenha se deixado levar aos exageros dos companheiros Id e Ego nesses dias de folia, renascerá das cinzas e, com um olhar de superioridade, confirmará que voltaremos a sambar ao som das angústias do cotidiano nos próximos meses’. (TAQUES, Fabiana. Carnaval e Psicanálise, in http://itipoa.com.br/carnaval-e-psicanalise/, acesso em 21 fev 2023. Veja a Live no Youtube do Instituto Legus

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page