top of page

Cuidados paliativos – filme: Uma bela vida

  • Foto do escritor: Roseli
    Roseli
  • 1 de set.
  • 2 min de leitura

ree

Uma Bela Vida é um filme franco-espanhol de 2024, dirigido por Costa-Gavras, que explora a vida e a morte por meio do diálogo entre um filósofo e um médico especializado em cuidados paliativos. O filme, baseado no livro Le Dernier Souffle, de Regis Debray e Claude Grange, de 2023, da editora Gallimard, acompanha o filósofo Fabrice e o médico Augustin enquanto eles interagem com pacientes em cuidados paliativos, refletindo sobre a finitude da existência e a importância da dignidade no fim da vida. 

O filme aborda temas como: cuidados paliativos-  centra-se no trabalho do médico Augustin que lida diariamente com pacientes em estágios terminais de doenças; diálogo filosófico- a relação entre Fabrice e Augustin permite uma reflexão sobre a vida, a morte e a experiência humana por meio de diferentes perspectivas; o sentido da vida no filme explora as diferentes maneiras pelas quais as pessoas lidam com a vida e a morte, confrontando seus próprios medos e ansiedades; a dignidade no fim da vida- a obra busca discutir a importância de morrer com dignidade e respeito, abordando desejos e escolhas dos pacientes. 

Uma Bela Vida é uma obra que busca humanizar o processo de morte e morrer, oferecendo uma visão sensível e reflexiva sobre a experiência humana em sua totalidade. 

Na Europa, como no Brasil, o envelhecimento populacional faz com que a sociedade tenha que refletir não apenas sobre curar pessoas a todo custo, mas minimizar o custo emocional de doenças incuráveis que trazem sofrimento muito grande. Tratamentos invasivos precisam ser repensados ainda que muitas vezes esbarrem em familiares que desejam, custe o que custar, a vida de seus queridos. E o custo de prolongar a vida deveria ser usado para dar um ‘último suspiro’ digno às pessoas. Aliviar as dores e dar suporte psicológico ao paciente e familiares deveria ser um ato de dignidade.

O filme mostra várias situações comoventes de pessoas que procuram a clínica do Dr. Augustin para ter a opção de morte digna ou aprender que a morte também é um processo, um processo de vida.

 
 
 

Comentários


bottom of page