Figurações da realidade mundial, de Paulo-Edgar Almeida Resende
- Roseli

- 1 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Mais do que comentar uma obra, apontamos a relação de um pai, escritor, Paulo -Edgar Almeida Resende, com seu filho, o editor do original da obra, Paulo Edgar da Rocha Resende. Em que sentido?
Paulo Edgar, filho, debruçou-se sobre manuscritos do pai, Paulo-Edgar, para dar-lhe a forma de um livro concatenado em que pese, segundo palavras desse editor, ‘a árdua tarefa de revisar esta obra só me foi possível uma vez superado o luto’.
Há aqui duas reflexões: a relação intelectual entre pai e filho, e a questão do luto. Diríamos que o luto encontrou no tempo de espera a realização de um último suspiro intelectual do autor que durante sua vida foi professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCSP com ênfase em Relações Internacionais.
Diante do trabalho acadêmico do pai, Paulo Edgar reuniu alguns amigos para compor partes da obra: o prefácio feito por Gilberto M.A. Rodrigues, ex orientando de Paulo-Edgar e hoje também um professor e acadêmico. Para o posfácio trouxe Tullo Vigevani com a mesma profissão, professor de Ciência Política da UNESP.
Segundo Regina Maria A. Fonseca Gadelha, do departamento de economia da PUCSP, é um livro científico e humanista que revê-la a grande erudição pela qual Paulo Resende transita por todas as áreas das ciências sociais. De fina crítica, iniciando-se da antiguidade até a análise dos cenários do pós século XX, desconstrói mitos e consensos. Permite aos leitores refletirem sobre o funcionamento das sociedades modernas, desconstruindo a teoria da guerra preventiva, demonstrando o entre lançamento dos direitos humanos em complexa interdependência com os múltiplos racismos presentes, inclusive na formação da América Latina. A escrita apresenta-se alicerçada em um olhar de realismo otimista, ato de fé em relação às ações da humanidade. Não um otimismo vazio, mas crítico sempre e, às vezes, irônico. Este livro, mais do que atual, apresenta-se como leitura indispensável não só para pesquisadores e alunos, mas também para um público de maior espectro aquele que se compraz na leitura mais aprofundada do campo expandido das agendas políticas contemporâneas e no universo das ciências políticas e sociais.
O resultado é uma obra de fôlego para a área e, mais do que isso, uma homenagem póstuma. A obra foi publicada em 2025 pela Editora Insular.
Pesa aqui, reiteramos, o reconhecimento filial sobre a obra paterna. Esse é o foco de apresentarmos o livro a leitores especializados no tema.
Acompanhe a live no site do Instituto Legus. https://www.youtube.com/c/INSTITUTOLEGUS




Comentários