top of page
  • Foto do escritorRoseli

Os excluídos


O filme está disponível na Netflix, é de 2023 e dirigido por Nathaniel Martello-White, sua estreia foi feita em Londres e logo depois, como na rede, transformou-se em sucesso de público. Excluídos, no original The Strays, mostra um tom de filme de terror em suspense de tirar o fôlego. O título original gera muito mais intolerância porque pensar em vadios leva àqueles que fazem arruaças. Na obra, são os invasores da casa da família perfeita.

No entanto, como já comentamos no Cultura em Foco em relação ao filme “Identidade”, o que vemos aqui também em Os excluídos? Uma mulher foge de uma vida miserável em que a negritude está presente. Abandona seus dois filhos e reaparece com uma família embranquecida porque o marido atual é branco.

Diariamente, ela se faz passar por branca com retoques no rosto, peruca e roupas de classe média com pertencimento à comunidade em que vive.

A negritude aos poucos vai se revelando e sofre um ataque quando os filhos da primeira vida, já crescidos, procuram pela mãe. O que se vê é um resultado de horror, uma tentativa de revelação. Uma epifania.

O que faz essa mulher? Mais uma vez, uma surpresa. Os excluídos vieram cobrar seus direitos. Chamá-los vadios é minimizar o sofrimento deles. Confira mais no vídeo.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page