top of page

Palavras que aprendi com a chuva, de Asha Lemmie

  • Foto do escritor: Roseli
    Roseli
  • há 16 horas
  • 2 min de leitura
ree

A obra é uma publicação da editora Darkside books de 2020. É uma edição primorosa, de fato, mas que, no entanto, não condiz com o trabalho de revisão da obra. Em outras palavras, um livro bonito cujas palavras esbarram muitas vezes em um trabalho pouco cuidadoso com a linguagem.

De qualquer forma, à parte esse aparte, nota-se um trabalho delicado na ilustração em torno do termo chuva que se encerra com um adendo para que o leitor possa aprender as várias nuances da palavra em caracteres japoneses. As gotas de chuva perpassam os capítulos o tempo todo. Nem sempre o sentido de chuva se torna compreensível em relação à narrativa da obra, no entanto.

Romance de estreia da autora, se passa no Japão do pós-Segunda Guerra Mundial e gira em torno da jovem Nori, filha de uma nobre japonesa e um soldado negro. Abordando temas como identidade, pertencimento e racismo, a obra retrata as dificuldades enfrentadas pela protagonista que supera os desafios com coragem e perseverança. Abandonada pela mãe, Nori sofre nas mãos de uma avó abusiva e negligente. Por fim, encontra consolo na amizade com um rapaz chamado Akira que a ajuda a descobrir sua identidade e a superar os traumas do passado. Acompanhamos Nori em uma jornada dolorosa e bela, cheia de desafios, lutas e amor. É impossível não sentir a dor e a solidão de Nori, bem como a angústia de sua busca por aceitação e afeto. A obra conquistou muitos leitores e ganhou grande destaque no Goodreads e na Amazon com milhares de resenhas. "Cheio de mistério, lirismo, melancolia e aventura, Palavras que Aprendi com a Chuva passa voando, mas permanece na memória muito tempo depois. Quem já perdeu um amigo — ou teve a sorte de encontrar uma família — vai adorar esta linda história", afirmou Malala Yousafzai, ativista ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.

Acompanhe a live no site do Instituto Legus. https://www.youtube.com/c/INSTITUTOLEGUS

 

 
 
 

Comentários


bottom of page