top of page
  • Roseli

Wakanda


Wakanda é um país fictício localizado na África subsaariana presente nas histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics e em mídias baseadas nos quadrinhos. É o mais proeminente dos vários países africanos fictícios do Universo Marvel e o lar do super-herói Pantera Negra. A África subsaariana é uma região do continente africano composta por 47 países e que se localiza geograficamente abaixo do deserto do Saara, é chamada de África Negra, zona em que reside a maioria da população negra do continente.

Embora fictícia, a região da África subsaariana determina inclusive a linguagem falada pelos personagens dos filmes, Pantera Negra, e Pantera Negra: Wakanda para sempre. Wakanda está localizada na África Oriental, embora sua localização exata tenha variado ao longo da história. Algumas fontes colocam Wakanda ao norte da Tanzânia, enquanto outras, como o Marvel Atlas (1988), mostram a fronteira com o Lago Turkana, perto do Sudão do Sul, Uganda, Quênia, Somália e Etiópia (e cercado por outros países ficcionais como Azania, Canaã e Narobia).

Em Wakanda, nos quadrinhos, são falados três idiomas oficiais: wakandano, iorubá e hauçá. No Universo Cinematográfico Marvel, a maioria dos wakandanos são retratados falando a língua xhosa do sudeste africano; a tribo isolada Jabari aparece falando um dialeto parecido com a língua ibo da Nigéria.

Evidente que, por conta da localização e da linguagem, observamos rica mitologia nesse universo. Wakanda contém uma série de cultos religiosos originários de vários lugares da África. O Panteão de Wakanda é conhecido como Orixás, uma palavra iorubá que significa espírito ou divindade. Aparecem divindades como Bast, a Deusa Pantera; Tot, deus da lua e da sabedoria e Ptá, o Moldador, que são divindades egípcias que deixaram o Antigo Egito na época dos faraós. Kokou é um orixá guerreiro de Benin; Mujaji é uma deusa da chuva do povo Lovedu da África do Sul. Outras divindades são adoradas em Wakanda, como Sacmise Sobeque. Outras divindades helipolitanas (gregos)e os deuses gorilas, adorados pela tribo Jabari; a mutante Ororo Munroe (também conhecida como Tempestade), ex-esposa de T'Challa e ex-rainha de Wakanda, é chamada de Hadari-Yao (Andarilha das Nuvens em akalamita antigo), uma deusa que preserva o equilíbrio de todas as coisas da natureza.

E, afinal, o que quer dizer wakanda? Existem várias teorias para o nome Wakanda. Pode ser inspirado em uma divindade siouan chamada Wakanda, Wakonda, ou Waconda( povos nativos dos Estados Unidos das Grandes Planícies) ou Wakandas, uma tribo africana fictícia do romance The Man-Eater, de Edgar Rice Burroughs (criador de Tarzan), escrito em 1915, mas publicado postumamente em 1957, ou da tribo queniana Cambas ou Kamba que em sua língua nativa, a língua quicamba. Também são chamados Akamba ou Wakamba, ou da palavra "kanda" que significa família em quicongo, idioma falado em Angola, República do Congo e Gabão.

Se você assistir aos filmes Pantera Negra (2018) e Pantera Negra para sempre (2022), vai perceber que todas essas informações poderão ajudar a entender o contexto deles. Ou não. Você vai gostar mais ainda se for fã do Universo Marvel. Ou não. Porque, afinal de contas, de qualquer forma você vai se emocionar com o protagonismo desses personagens de Wakanda, vai apreciar o trabalho de artistas maravilhosos. Vai sentir saudade de Chadwick Boseman (1976-2020), o eterno Pantera Negra. E vai, sem dúvida, perceber uma rica narrativa.

Confira também a palestra no YouTube do Instituto Legus.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page