Culpa e desejo, Last Summer em inglês, no original L'été dernier (Verão Passado), é um filme de 2023, dirigido por Catherine Breillat, está disponível pela Amazon Prime. A tradução em português é bastante insinuante e revela uma constante da obra, ceder ao desejo – sentir culpa, continuar cedendo, culpa crescendo.
No filme, Anne, uma mulher adulta especializada em violência sexual contra menores de idade, se interessa por Théo, seu enteado de dezessete anos. Esse é um enlace nada sutil, não usa subterfúgios, quase não se esconde a relação entre ambos. Não se trata de amor nesse relacionamento. O que se vê é uma atração que soa estranha pela própria relevância do trabalho de Anne como advogada.
As questões que afloram no filme não são novas no cinema, nem às obras da diretora. Pedofilia e incesto tornam-se estruturas sem profundidade. De qualquer forma, causam impacto aos espectadores.
Fica evidente a releitura que Catherine faz do filme dinamarquês- muito mais expressivo -, Rainha de Copas (2019), em que há a presença da mesma Anne e de sua relação com o enteado no mesmo enredo e contexto de Culpa e desejo.
Confira a Live no Youtube do Instituto Legus https://www.youtube.com/c/INSTITUTOLEGUS/videos
Comments