top of page
  • Foto do escritorRoseli

O SOM DA LIBERDADE


Lançado em setembro de 2023, o filme tem levado muita gente ao cinema com, inclusive, oferta de ingressos gratuitos. Por quê?

Antes de mais nada, por conta do tema delicado de que trata: a pedofilia, as redes que envolvem sequestros de crianças.

O diretor mexicano é José Alejandro Gómez Monteverde que ganhou o prêmio de público com o filme Bella. O ator que interpreta o agente federal americano, Jim Caviezel, faz um apelo ao final do filme a fim de convocar novos espectadores para a obra.

Segundo críticas, o ator tem relação próxima com o personagem real do filme e mantém também contato com algumas pessoas que consideram a obra um espaço político.

De qualquer forma, política ou não, a obra aborda questões trágicas que envolvem pedofilia, tráfico e escravidão de crianças. O olhar se volta a países latinos com população simples e ingênua que é abordada por pessoas espertas que despertam sonhos de pais de crianças.

A pedofilia, no sentido simples herdado dos gregos, aponta para pessoas que têm predileção por atos libidinosos com crianças. Isso gera um comércio ilegal de tráfico que envolve um número grande de atravessadores que ganham muito dinheiro com essas operações.

No caso do filme, o sequestro acontece em Honduras, as crianças passam pelo México e, quase sempre, vão parar na Europa ou nos Estados Unidos. Live no Youtube do Instituto Legus.

Do ponto de vista fílmico, a obra é interessante com cortes entre os países cuja paisagem passam além da natureza exuberante para a pobreza de alguns lugares. Exemplo é a turística Cartagena das Índias que mostra um assombro de ocupação da floresta com pessoas que plantam também ilegalmente e que ganham com o tráfico de drogas e de crianças.

Muitos consideraram o filme como “Q A non”, uma espécie de selo que aponta obras de cunho político à direita. Essa ideia é veementemente condenada pelo diretor.

É ver para julgar.

Live no YouTube do Instituto Legus.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page