top of page

Projeto Cirandar



O Cirandar busca ser referência na promoção da leitura, literatura, educação, arte e culturas, para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, por meio da consolidação de projetos para a promoção do saber e da educação integral. Desenvolve projetos que propõem apoiar, incentivar e criar redes de ações comunitárias e práticas sustentáveis, fomentando alianças para o aprimoramento das práticas sociais, possibilitando a vivência cidadã em sua plenitude, contribuindo para a concretização de políticas públicas.

Exatamente nesse sentido o Cirandar criou em 2024 um projeto para ser realizado em prol do Rio Grande do Sul. Como funciona, funcionou? Há um convite para que qualquer pessoa leia um trecho de uma obra em tempo máximo de 2 minutos. Essa gravação é enviada para muita gente que fará circular as leituras na biblioteca Cirandar. Esse material estará à disposição das pessoas que estão em abrigos comunitários em virtude das enchentes ocorridas no Estado. Posteriormente esses áudios estarão disponíveis no site da Cirandar.

As bibliotecas estão situadas em periferias do município de Porto Alegre, regiões afetadas por dificuldades em infraestrutura e migrações forçadas, mas também comunidades com amplos saberes culturais e populares, as bibliotecas comunitárias são exemplos de espaços acolhedores em que se desenvolvem experiências de leitura compartilhada nas quais mediador e leitor constituem fortes vínculos; e a leitura é potencial na construção da identidade desses indivíduos. Além de mediações de leitura, os espaços também propiciam o convívio entre crianças e jovens da comunidade e são sede para encontros com escritores, oficinas, saraus, rodas de conversa, música e outras atividades que buscam valorizar a cultura popular local. Além desses dois espaços, o Cirandar gerencia uma terceira biblioteca junto à sede da organização, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Conheça a organização e participe: https://cirandar.org.br/nossosmarcos/

Acompanhe a live no YouTube do Instituto Legus - https://www.youtube.com/c/INSTITUTOLEGUS/videos

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page