• Roseli

Teatro na arena


Arena é um tipo de palco teatral semelhante a um anfiteatro. É também o projeto de grupos teatrais, O teatro de Arena, das décadas de 50 e 60. O formato arena facilita apresentações em que há pouco ou nenhum cenário, muitas vezes como no teatro grego apenas os atores estavam em cena com colunas fazendo parte do cenário.

Uma das encenações mais elaboradas até os nossos dias é a de Édipo Rei, escrita por Sófocles em 427 a.C, no gênero tragédia grega. Estudos diversos foram feitos sobre essa tragédia; um dos mais conhecidos é o de Freud em A interpretação dos sonhos (1900), O complexo de Édipo.

De que, basicamente, trata o Complexo de Édipo? Refere-se a uma fase de desenvolvimento psicossexual da criança, chamada fase fálica, em que ela começa a sentir desejo por sua mãe e ódio e ciúme de seu pai. Metaforicamente, a arena também pode ser considerada como lugar, basta ver seu variado uso como em 'arena' política. Na arena estamos convocados ao teatro, ao uso de máscaras sociais de acordo com o lugar em que nos encontramos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo