• Roseli

Yunis


A literatura infantil e juvenil está repleta de temas contemporâneos que causam muitas vezes sofrimento a crianças e jovens. Seria mais fácil se esses temas fossem objeto de discussão nas famílias. Uma oportunidade é a leitura de obras delicadas para tratar de temas difíceis.

A síndrome de Down costuma habitar a lista de temas indesejáveis e forte valor de exclusão dessas crianças, jovens e adultos. O preconceito, em que pese as novas teses de inclusão, ainda é muito grande na sociedade.

A editora Tabla lançou em 2021, a obra Yunis. O livro é de Amal Naser, uma libanesa nascida no México. As belíssimas ilustrações são de Anita Barghigian, de Pisa, na Itália. Essas imagens dão a delicadeza ao livro ao retratarem o menino Yunis com características físicas das crianças com síndrome de Down. As figuras revelam-se pela correspondência ao texto de Amal. Diz ela sobre Yunis: “Yunis tem síndrome de Down”.

Yunis está ao lado do Pássaro Azul e tem uma incrível habilidade para fazer doces e encantar as pessoas. Na obra, traduzida por Maria Carolina Gonçalves, tradutora do árabe para o português, a beleza sensível é dada a ver e sentir aos seus leitores. Yunis chama seus amigos com síndrome de Down de amigos com síndrome de amor. Linda narrativa.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo